LogIA

Projetos

2018

1.   2018-Atual. Analyzing big data with time-dependent graphs and machine learning: application to urban traffic analysis and protein function annotati
Descrição: Este projeto trata do estudo e aplicação de ferramentas de aprendizado de máquina e grafos dependentes de tempo para duas classes de problemas: analise de dados de trafego e anotação de proteínas. Estas aplicações apresentam grandes desafios tecnológicos e tem em comum a natureza temporal da variação dos seus comportamentos. Por conta deste fator, a utilização de grafos dependentes de tempo mostra-se uma ferramenta de modelagem promissora para tais fenômenos. Aliada a modelagem, serão buscadas formas de extrair informações relevantes a partir dos dados coletados para ambas as aplicações. Estes dados serão processados por métodos de aprendizado de máquina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2017

1.   2017-Atual. Modelos, Expressividade, Complexidade e Aplicações
Descrição: No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de consequência semântica e à relação de consequência sintática, a saber: (i) Teoria dos Modelos e (ii) Teoria da Prova. Neste projeto, nosso foco principal será na perspectiva de Teoria dos Modelos, em particular na Teoria de Modelos Finitos. Investigaremos não somente lógicas que estendem a lógica clássica como também fragmentos da lógica clássica, ou mesmo as que a rivalizam. Estas lógicas serão exploradas por sua semântica (modelos); pelo poder expressivo de sua linguagem; pela relação com complexidade descritiva e programação em lógica indutiva como também pela dificuldade de seus problemas de decisão através da complexidade computacional. Iremos adicionalmente buscar aplicações das lógicas em sistemas multiagentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: Processo 424188/2016-3. Universal 01/2016 Faixa B Até 60.000,00 No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de consequência semântica e à relação de consequência sintática, a saber: (i) Teoria dos Modelos e (ii) Teoria da Prova. Neste projeto, nosso foco principal será na perspectiva de Teoria dos Modelos, em particular na Teoria de Modelos Finitos. Investigaremos não somente lógicas que estendem a lógica clássica como também fragmentos da lógica clássica, ou mesmo as que a rivalizam. Estas lógicas serão exploradas por sua semântica (modelos); pelo poder expressivo de sua linguagem; pela relação com complexidade descritiva e programação em lógica indutiva como também pela dificuldade de seus problemas de decisão através da complexidade computacional. Iremos adicionalmente buscar aplicações das lógicas em sistemas multiagentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Francicleber Martins Ferreira - Integrante / João Fernando Lima Alcântara - Integrante / Carlos Eduardo Fisch de Brito - Integrante / João Paulo Pordeus Gomes - Integrante.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.

2016

1.   2016-Atual. AGE-WELL - DIY-AIDE (Do-It-Yourself )
Descrição: O objetivo do projeto é o desenvolvimento de um kit, o DIY-AIDE (Do-It-Yourself ambientes domésticos inteligentes adaptáveis), que possibilite a implementação de varias soluções inteligentes de assistência à vida cotidiana de pessoas idosas. O DIY-AIDE almeja desenvolver uma tecnologia que permita aos próprios membros da família do idoso criar um ambiente inteligente através da instalação de uma rede de sensores e atuadores que será configurada e mantida de forma autônoma. A rede instalada ira coletar informações sobre o comportamento dos usuários. Um assistente cognitivo analisará as informações do contexto para para realizar o reconhecimento dos padrões específicos das atividade diárias, comportamentos problemáticos ou situações perigosas. Quando necessário, o assistente interagirá com o usuário através de mensagens exibidas numa tela, difundidas em um auto-falantes ou enviadas a um celular cadastrado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Camila Helena Souza Oliveira.
2.   2016-2016. Computer Science Summer Research Program
Descrição: Programa de pesquisa realizado pela Loyola University Chicago onde durante o período de 3 meses alunos devem produzir diferentes projetos na área de computação. No caso específico foi realizado o projeto para automação de um exame médico oftamológico usando técnicas de processamento de imagem e visão computacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) . Integrantes: Marcos Felipe de Menezes Mota - Coordenador / Mark V. Albert - Integrante.
Membro: Marcos Felipe de Menezes Mota.
3.   2016-Atual. Lógica: Modelos, Expressividade, Complexidade e Aplicações
Descrição: No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de consequência semântica e à relação de consequência sintática, a saber: (i) Teoria dos Modelos e (ii) Teoria da Prova. Neste projeto, nosso foco principal será na perspectiva de Teoria dos Modelos, em particular na Teoria de Modelos Finitos. Investigaremos não somente lógicas que estendem a lógica clássica como também fragmentos da lógica clássica. Estas lógicas serão exploradas por sua semântica (modelos); pelo poder expressivo de sua linguagem; pela relação com complexidade descritiva e programação em lógica indutiva como também pela dificuldade de seus problemas de decisão através da complexidade computacional. Iremos adicionalmente buscar aplicações das lógicas em sistemas multiagentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Francicleber Martins Ferreira.
4.   2016-Atual. Problemas em grafos: complexidade e métodos (PRONEM)
Descrição: Como visto, diversos resultados nos problemas em grafos das seções anteriores são resultados de complexidade computacional. A área de Complexidade Parametrizada é relativamente recente e tem atraído a atenção dos pesquisadores em Teoria da Computação. Basicamente, o que se pretende é obter resultados de tratabilidade de certos problemas com parâmetros fixos. Dizemos que um algoritmo é FPT (\emph{tratável com parâmetro fixo}) em um parâmetro $k=k(I)$ sobre suas entradas $I$ se seu tempo de execução é $f(k(I))\cdot|I|^c$, onde $c$ é uma constante fixa e $f$ é uma função computável \cite{flum-grohe-livro}. Um \emph{problema parametrizado} é um par $(P,k)$, onde $P$ é um problema de decisão e $k=k(I)$ é um parâmetro sobre instâncias $I$ de $P$. Dizemos que um problema parametrizado $(P,k)$ é FPT se existe algoritmo FPT em $k$ que decide $P$. Quando dizemos que um problema de decisão $P$ é FPT com relação a um parâmetro $k$, queremos dizer que $(P,k)$ é FPT. Quando dizemos que um problema de decisão $P$ é FPT (sem mencionar o parâmetro), subentende-se que $P$ possui um parâmetro natural $k$ e que $(P,k)$ é FPT. Em vários artigos recentes, provou-se que muitos dos problemas NP-Completos mencionados nesse projeto possuem algoritmos FPT para certos parâmetros. No entanto, para outros parâmetros, a obtenção de algoritmos FPT parece impossível e, com isso, tenta-se analisar o problema com relação a sua complexidade na hierarquia W, descrita a seguir.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Francicleber Martins Ferreira.

2015

1.   2015-Atual. Agregação de Crenças e Preferências em Programação em Lógica e em Frameworks de Argumentação
Descrição: Em Inteligência Artificial, frequentemente temos que lidar com diversas fontes de informação. Nesse cenário, o desenvolvimento de Sistemas Multiagentes deve levar em conta o problema de resolver eventuais conflitos entre bases de conhecimento contraditórias mantidas pelos diversos agentes. Ao mesmo tempo, esses sistemas podem extrair conhecimento adicional que não está localmente guardado por nenhum agente, mas é coletivamente construído por todos. A teoria de mudança de crença produziu vários operadores que modelam as diferentes maneiras pelas quais as crenças de um ou mais agentes evoluem. Dentre elas, a Fusão de Crenças (Belief Merging) combina vários pedaços de informação vindos de diferentes fontes através de operadores de fusão. Nesse caso, a fusão de crenças são usadas para construir uma descrição coerente do mundo a partir das descrições dos agentes possivelmente conflitantes. Diante disso, um dos nossos objetivos é explorar as técnicas de fusão de crenças e adaptá-las para determinar as preferências dos agentes. Como é sabido, em Sistemas Multiagentes assim como em muitas aplicações de Inteligência Artificial, uma formalização adequada das preferências de um agente tem desempenhado um papel central em processos de tomada de decisão. Apesar dessa importância, ainda não há uma definição abrangente sobre "quais são as preferências de um agente" e "de onde essas preferências vêm". De um modo geral, as linguagens formais de representa ção de preferências vêm sendo usadas para computar as melhores escolhas disponíveis ou pelo menos compar á-las. Para tal, normalmente é assumido que as preferências sobre as escolhas estão disponí veis explicitamente quer quantitativamente por alguma função-utilidade, quer qualitativamente por algum tipo de ordenamento. Nesse sentido, apontamos que os operadores de fusão de crenças poderão ser adaptados para obter as preferências dos agentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Joao Fernando Lima Alcântara - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Joao Fernando Lima Alcântara.
2.   2015-Atual. O problema de Alocação de Professores em Disciplinas
Descrição: Neste projeto abordaremos o problema de alocar um conjunto de professores a um conjunto de disciplinas, sujeito a algumas restrições, de modo a maximizar a possibilidade de matrícula dos alunos do campus da UFC em Quixadá. Abordaremos o problema na sua forma geral com programação linear e em partes, dividindo o problema em dois problemas menores: um com enfase nas disciplinas, ou seja, determinar quais disciplinas devem chocar horário, de modo a maximizar as possibilidades de matrículas dos alunos; e outro focado nos professores, isto é, determinar quais disciplinas cada professor irá ministrar, considerando suas preferências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Davi Romero de Vasconcelos.
3.   2015-Atual. Perfil de um aluno balanceado na UFC-Quixadá por análise multiobjectivo
Descrição: Neste projeto iremos detectar o perfil de um aluno balanceado em dois cursos da Universidade Federal do Ceará situado na cidade de Quixadá (UFC-Quixadá), a saber: Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Dizemos que um aluno tem perfil balanceado se tem boas notas em disciplinas de cunho diversos, por exemplo, disciplinas com perfis matemático, tecnológico, teórico computacional e humanístico. Para traçar tal perfil faremos uso de técnicas de análise multiobjetivo aplicadas na nota obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), um questionário socioeconômico e histórico acadêmico dos alunos. Pretendemos também sugerir políticas para a UFC-Quixadá captar mais alunos de perfil balanceado. Objetivamos, ainda, determinar uma distribuição dos pesos das provas do ENEM que está correlacionada com alunos balanceados nos cursos supracitados da UFC-Quixadá.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Davi Romero de Vasconcelos.
4.   2015-Atual. Verificação de Modelos e Prova Automática de Teoremas em Lógicas para Jogos
Descrição: O termo jogo tem sido utilizado como uma metáfora, em várias áreas do conhecimento, para modelar e analisar situações onde agentes (jogadores) interagem em ambientes compartilhados para a realização de seus objetivos sejam eles individuais ou coletivos. Existem diversos modelos propostos para jogos por diferentes áreas do conhecimento, tais como matemática, ciência da computação, ciência política e social, entre outras. Dentre as diversas formas de modelar jogos examinamos a Teoria dos Jogos e as Lógicas para Jogos. Na tese de doutorado do proponente deste projeto, os principais modelos da Teoria dos Jogos (jogo estratégico, extensivo, e de coalizão) e seus principais conceitos de soluções (equilíbrio de Nash, equilíbrio de subjogo perfeito, e core) foram relacionados com a lógica modal de primeira-ordem baseada na lógica CTL, chamada de Game Analysis Logic. Do ponto de vista prático, a abordagem adotada foi a técnica de verificação de modelos para solucionar jogos finitos. Um das direções deste trabalho é dar continuidade ao desenvolvimento do verificador de modelos, permitindo um melhor uso dos recursos computacionais através de técnicas da Inteligência Artificial. Por outro lado, neste projeto iremos também tratar de jogos infinitos, sendo necessário assim desenvolver um sistema dedutível. Entretanto, é sabido que não existe um sistema correto e completo para a lógica GAL. Todavia, pretendemos propor um sistema dedutível correto, decidível e que ao mesmo tempo seja capaz de provar teoremas importantes da Teoria dos Jogos, a exemplo da existência de equilíbrio de estratégias mistas. De posse de tal sistema, esperamos desenvolver um provador automático de teoremas, bem como integrá-lo ao verificador de modelos, permitindo assim uma melhor utilização dos recursos computacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Davi Romero de Vasconcelos.

2014

1.   2014-Atual. Expressividade e Complexidade da Lógica Clássica, dos seus Fragmentos e Extensões
Descrição: Projeto de Produtividade em Pesquisa 2014 a 2016 Processo: 305980/2013-0 CNPq Coordenadora: Ana Teresa de Castro Martins Recurso obtido: Bolsa de Pesquisador nível 2 No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de consequência semântica e à relação de consequência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Neste projeto, nosso foco será na perspectiva de teoria dos modelos, em particular na teoria de modelos finitos. Investigaremos não somente lógicas que estendem a lógica clássica como também fragmentos da lógica clássica. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem e sua relação com complexidade descritiva, pela dificuldade de seus problemas de decisão através da complexidade computacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcia Roberta Falcao de Farias - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador.
Membro: Marcia Roberta Falcao de Farias.
Descrição: Projeto de Produtividade em Pesquisa 2014 a 2016 Processo: 305980/2013-0 CNPq Coordenadora: Ana Teresa de Castro Martins Recurso obtido: Bolsa de Pesquisador nível 2 No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de consequência semântica e à relação de consequência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Neste projeto, nosso foco será na perspectiva de teoria dos modelos, em particular na teoria de modelos finitos. Investigaremos não somente lógicas que estendem a lógica clássica como também fragmentos da lógica clássica. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem e sua relação com complexidade descritiva, pela dificuldade de seus problemas de decisão através da complexidade computacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
2.   2014-2015. Expressividade e Complexidade de Lógicas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Marcos Felipe de Menezes Mota.
3.   2014-Atual. Gerenciamento da Saúde de Veículos Aéreos Não Tripulados
Descrição: Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) têm ganhado grande importância na área de defesa e segurança, com destaque para aplicações em atividades de vigilância, reconhecimento, sensoriamento remoto e segurança pública. Isso se deve ao potencial de um VANT para reduzir custos e riscos à vida humana. Até hoje, VANTs têm sido operados em missões reais com uma boa taxa de sucesso mas ainda há algumas barreiras para que esses possam operar autonomamente, dividindo o espaço aéreo entre aeronaves tripuladas e não tripuladas. Em particular, uma dessas barreiras está ligada à segurança destas aeronaves. Este problema pode ser tratado através da implementação de um sistema de monitoramento da saúde e prognóstico de falhas dos components presentes no VANT. Alguns conceitos básicos referentes à tecnologia de monitoramento sa saúde de sistemas são apresentados a seguir: - Saúde do Sistema: É a caracterização da condição operacional de um sistema e do desvio relativo a uma condição estabelecida como normal. Em outras palavras, é distância entre o padrão de referência e o padrão atual de funcionamento apresentado pelo sistema. - Monitoramento da Saúde: É um conjunto de métodos que permite avaliar a evolução da saúde de um sistema. A partir das condições atuais e históricas observadas, possibilita observar e avaliar a degradação do sistema ao longo do tempo. - Prognóstico de Falhas: É a capacidade de se estimar o estado de saúde futuro de um sistema, com base nas informações atuais de saúde e em seu histórico de estados passados. Os termos PHM (Prognostics and Health Monitoring) ou PMS (Prognóstico e Monitoramento da Saúde) são comumente usados para se referir à tecnologia de monitoramento da saúde de sistemas. Um sistema de PMS gera informações sobre a saúde, baseado nos dados adquiridos de sensores que monitoram direta e/ou indiretamente o sistema ou componente alvo. Esta informação tem o objetivo de indicar quão próximo de uma falha está um determinado sistema. Os valores históricos de saúde podem ser utilizados, em uma análise de tendência, de forma a indicar uma data provável onde irá ocorrer uma falha. O tempo até a ocorrência desta falha é usualmente conhecido como RUL (Remaining Useful Life). Além da utilização das informações provenientes de sistemas de PMS para o aumento da segurança, pode-se vislumbrar aplicações com objetivo de redução de custos de operação, aumento da disponibilidade operacional, dentre outros. A utilização de informações de PMS para as mais diversas finalidades constitui uma área denominada gerenciamento da saúde. Por gerenciamento da saúde, entende-se, a utilização da informação de saúde para o auxilio a tomada de decisão em diversos campos. Em VANTs, os conceitos de PMS e gerenciamento da saúde são pouco abordados na literatura. Estes poucos trabalhos, por sua vez, tem como objetivo de estimar a saúde e predizer o o RUL de componentes. Existe então um amplo campo para estudos relacionados a este tema A existência de trabalhos relacionados a PMS não esgota este tema, visto que VANTs diferentes possuem componentes, arquiteturas e formas de operação distintas. Todos estes fatores tendem a contribuir para que diferentes métodos possam ser propostos e alcancem melhor desempenho para determinadas condições. Estudos sobre gerenciamento da saúde de VANTs não foram encontrados na literatura, sendo assim uma oportunidade para contribuições originais. Intuitivamente, tem-se a idéia de que o conhecimento da saúde dos componentes pode auxiliar nos planejamentos de manutenção e gerenciamento dos estoques de peças de reposição, além do planejamento de uma missão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: João Paulo Pordeus Gomes - Coordenador / Leonardo Ramos Rodrigues - Integrante / emanuele marques dos santos - Integrante / Elcio Hideiti Shiguemori - Integrante / rômulo nunes de carvalho almeida - Integrante / vandilberto pereira pinto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
4.   2014-Atual. Indexação Semântica de Textos em Língua Portuguesa: uma abordagem inferencialista
Descrição: A anotação dos significados de um texto é base para uma série de tarefas que envolvem conhecimento: indexação semântica, recuperação de conteúdo relacionado, resposta automática a perguntas, extração de informações, sumarização de textos, tomada de decisões, planejamento de ações, dentre outras. No tocante a indexação semântica, uma área de consultoria em crescente interesse pelas organizações produtoras de conteúdo para Web é a aplicação de técnicas de otimização de máquinas de buscas (Search Engine Optimization - SEO). Neste caminho, a Web Semântica (Semantic Web ? SW) propõe tecnologias como RDF (Resource Description Framework), LOD (Linked Open Data) e OWL (Ontology Web Language) que visam atribuir significados ao conteúdo publicado em páginas da Web para que aplicações possam manipular informações significativas e, como consequência, possam prover serviços mais adequados a seus usuários através da extração e recuperação de informações contextualizadas. No entanto, pesquisadores preveem que a maior parte do grande volume de anotação semântica não será feito à mão. Ao contrário, análise de documentos através de técnicas de processamento de linguagem natural e empréstimo de informações de outras fontes, como bases de conhecimento, serão as técnicas mais proeminentes a serem usadas. A tarefa de anotação semântica de textos, grosso modo, busca associar a partes do texto uma referência que exprime seu valor semântico. A pesquisa de fundo consiste em como definir o valor semântico de uma palavra, expressão, sintagma ou sentença, usadas em um proferimento linguístico. Nos recentes anos, tem aumentado a popularidade de técnicas para analisar propriedades estatísticas de palavras. Por exemplo, modelos de Semântica Distribucional (em inglês, Distributional Semantic Models (DSMs)) aproximam o significado de expressões linguísticas por padrões de co-ocorrência em corpora de textos, suportado pela hipótese de que palavras ou expressões que ocorrem no mesmo contexto tendem a ter significados similares. A despeito do sucesso, abordagens estatísticas tem sofrido críticas quanto a falta de fundamentação teórica e até que ponto o que faz com que uma palavra tenha um significado pode emergir das propriedades do texto. As técnicas LSA (Latent Semantic Analisys) ou LSI (Latent Semantic Indexing), por exemplo, trabalham bem no nível da palavra mas isso não ocorre no nível de sintagmas ou sentenças devido, principalmente, ao problema de dados esparsos. Em 2010, propus um framework para análise semântica de textos ? Modelo Semântico Inferencialista (SIM) que se baseia numa visão também pragmática da linguagem, onde o significado de expressões linguísticas deve ser apreendido ?pelo uso?. No entanto, adota uma visão de ?uso? ortogonal à visão dos DSMs. Uma premissa básica da Semântica Inferencialista é que, para responder a perguntas, extrair e recuperar informações, refutar argumentos, justificar respostas ou dar explicações sobre um texto, dentre tantas outras aplicações, um sistema de entendimento de linguagem natural deve dominar o conteúdo inferencial dos conceitos ? o que é exigido para usá-lo em uma sentença e o que se pode depreender deste uso ? e não somente saber que um conceito comumente ?ocorre com? outros. Minha tese é que, com o SIM, sistemas de computador são capazes de uma melhor qualidade em manipular signos linguísticos com o objetivo de realizar inferências.No presente projeto, proponho concentrar minha pesquisa em como a Semântica Inferencialista, através do uso da base InferenceNet.BR e do SIA, pode alavancar a tarefa de anotação e indexação semântica de textos em língua portuguesa. O objetivo é, portanto, desenvolver métodos e tecnologia para anotação e indexação semântica automática de textos em língua portuguesa, com vistas a alavancar a recuperação e extração de informações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vládia Célia Monteiro Pinheiro - Coordenador / Tarcisio Pequeno - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Vládia Célia Monteiro Pinheiro.
5.   2014-Atual. Sistema de reconhecimento facial de baixo custo
Descrição: O presente projeto tem como objetivos, estudar e propor técnicas de extração de atributos para o problema de reconhecimento de faces. Visando a utilização de um método com baixo custo computacional, será utilizada a abordagem de vetores esparsos para a extração de características. Para esta abordagem, os esforços estarão concentrados em propor métodos cujos vetores de atributos resultantes sejam mais esparsos, possibilitando assim um menor custo computacional, sem o comprometimento da taxa final de reconhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: João Paulo Pordeus Gomes - Coordenador / Amauri Holanda Souza Junior - Integrante / Gustavo Malkomes - Integrante / Carlos Eduardo Fisch Brito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
6.   2014-Atual. Utilização de ferramentas de visualização e mineração de dados para análise de dados de criminalidade
Descrição: O presente projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de apoio a decisão para combate à criminalidade, tendo como base a aplicação de técnicas de visualização e mineração de dados. Para este fim, serão utilizados dados de boletins de ocorrência (BO) da cidade de Fortaleza fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Governo do Estado do Ceará (SSPDS). Espera-se que, ao final do projeto, seja desenvolvido um sistema para visualização de crimes integrado com o mapa da cidade. Este sistema deve também ser capaz de identificar padrões de crimes que estejam ocorrendo na cidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: João Paulo Pordeus Gomes - Integrante / emanuele marques dos santos - Coordenador / creto augusto vidal - Integrante / Esdras Soares de Medeiros Filho - Integrante / José Florêncio de Queiroz Neto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2013

1.   2013-2014. Equivalências entre as Semânticas Paraconsistentes para Programas em Lógica e as Semânticas Paraconsistentes para Argumentação
Descrição: Com o crescente interesse em Sistemas Multiagentes, argumentação tem-se tornado um importante tópico de Inteligência Artificial (IA). A ideia precípua consiste na construção de argumentos a favor ou contra uma declaração com a finalidade de selecionar os que são aceitáveis e os que não são. Desde a concepção inicial da teoria da argumentação, vários trabalhos têm demonstrado resultados de equivalência entre as semânticas para argumentação e as semânticas para programação em lógica quando conflitos não são considerados. Compreendendo que em muitos casos, conflitos não são apenas possíveis, como também inevitáveis e dada a importância das semânticas que lidam paraconsistentemente com conflitos no escopo da IA, este projeto de pesquisa propõe-se a preencher essa lacuna e buscar verificar se esses resultados de equivalência entre as semânticas para argumentação e as para programação em lógica são passíveis de serem replicadas na presença de contradições. Esse resultado é basilar para melhorar a compreensão do papel das contradições em sistemas formais assim como estabelecer as possibilidades e limitações da aplicação de argumentos na formalização do raciocínio do senso comum. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Joao Fernando Lima Alcântara - Coordenador.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Joao Fernando Lima Alcântara.
2.   2013-Atual. Métodos Formais em Filosofia: Aplicações da Lógica à Filosofia da Religião (Edital Universal 2013 - Edital MCT/CNPq 14/2013)
Descrição: Projeto financiado pelo CNPq através do edital MCT/CNPq 14/2013 ? Universal 2013 (processo nº 473121/2013-1).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ricardo Sousa Silvestre - Coordenador / Tarcísio H C Pequeno - Integrante / Jean-Yves Beziau - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Ricardo Sousa Silvestre.
3.   2013-2016. Relações de Grau Limitado: Teoria dos Modelos Finitos e Complexidade Descritiva
Descrição: Neste projeto, investigaremos o poder expressivo de lógicas no que diz respeito a sua capacidade de exprimir problemas de decisão sobre estruturas matemáticas. Em particular, pretendemos investigar lógicas de ordem superior e lógicas de ponto-fixo cujos quantificadores de ordem superior e os operadores de ponto-fixo são restritos a relações com grau de Gaifman limitado. Investigaremos quais classes de complexidade são capturadas por essas lógicas. Uma vez que definimos quais classes de complexidade são capturadas, obtemos uma caracterização dessas classes independente no modelo computacional em que tais classes são definidas. Isso permite a utilização de métodos e resultados de Teoria dos Modelos Finitos para obter resultados sobre Complexidade Computacional, e vice-versa. A caracterização lógica de classes de complexidade também permite a extração automática de programas a partir de sentenças da lógica estudada que exprime determinados problemas. A restrição a relações de grau limitado enfraquece o poder expressivo das lógicas consideradas, podendo ser utilizadas para estabelecer limites inferiores de complexidade para problemas não exprimíveis nas lógicas de menor poder expressivo. Esse tipo de resultado permite a separação entre classes de complexidade computacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Francicleber Martins Ferreira.

2012

1.   2012-2013. Alocação de Recursos e Predição de Defeitos em Engenharia de Software
Descrição: Alocação de Recursos e Predição de defeitos representam uma área de pesquisa acadêmica cujo objetivo é resolver problemas de Engenharia de Software de forma matemática (otimização) através de métodos específicos, geralmente, baseados em técnicas estatísticas ou de Inteligência Artificial (IA).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adonias Caetano de Oliveira - Integrante / Ajalmar R. da Rocha Neto - Coordenador / Juliana Peixoto Silva - Integrante.
Membro: Adonias Caetano de Oliveira.
2.   2012-2013. Classificação com Opção de Rejeição Aplicada à Predição de Defeito de Software
Descrição: O desenvolvimento da pesquisa teve como objetivo estudar, implementar e aplicar classificadores convencionais e com capacidade de rejeição como modelos preditivos de problemas de Engenharia de Software, mais especificamente, consiste na aplicação de modelos computacionais para predição de defeitos de software. Os resultados, análise comparativa e as conclusões foram relatadas por meio do trabalho de conclusão de curso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adonias Caetano de Oliveira - Integrante / Ajalmar R. da Rocha Neto - Coordenador.
Membro: Adonias Caetano de Oliveira.
3.   2012-2015. Expressividade e Complexidade de Lógicas
Descrição: Processo:474821/2012-9 CNPq Vigência: 2012 - 2015 Coordenadora: Ana Teresa de Castro Martins Edital: Universal 2012 Faixa A Recurso obtido: Custeio: 19 mil, Capital: 11 mil, Total: 30 mil e a Bolsa de Iniciação Cientíifica No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de consequência semântica e à relação de consequência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Neste projeto, nosso foco será na perspectiva de teoria dos modelos, em particular na teoria de modelos finitos. Investigaremos não somente lógicas que rivalizam ou estendem a lógica clássica como também fragmentos da lógica clássica. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem e sua relação com complexidade descritiva, pela dificuldade de seus problemas de decisão através da complexidade computacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marcia Roberta Falcao de Farias - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador / João Fernando Lima Alcântara - Integrante / Carlos Eduardo Fisch de Brito - Integrante.
Membro: Marcia Roberta Falcao de Farias.
Descrição: Processo:474821/2012-9 CNPq Vigência: 2012 - 2015 Coordenadora: Ana Teresa de Castro Martins Edital: Universal 2012 Faixa A Recurso obtido: Custeio: 19 mil, Capital: 11 mil, Total: 30 mil e a Bolsa de Iniciação Cientíifica No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de consequência semântica e à relação de consequência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Neste projeto, nosso foco será na perspectiva de teoria dos modelos, em particular na teoria de modelos finitos. Investigaremos não somente lógicas que rivalizam ou estendem a lógica clássica como também fragmentos da lógica clássica. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem e sua relação com complexidade descritiva, pela dificuldade de seus problemas de decisão através da complexidade computacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador / João Fernando Lima Alcântara - Integrante / Carlos Eduardo Fisch de Brito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
4.   2012-Atual. Monitoramento e controle de sistemas dinâmicos sujeitos a falhas (FAPESP - Projeto Temático 2011/17610-0)
Descrição: Este projeto visa ao desenvolvimento de novas técnicas de detecção e diagnóstico de falhas em sistemas dinâmicos, bem como de técnicas de controle que permitam mitigar os efeitos de tais eventos. Objetiva-se com isso contribuir para o aprimoramento de aspectos de confiabilidade, segurança e disponibilidade, especialmente em se tratando da operação de sistemas críticos. No âmbito de detecção e diagnóstico de falhas, serão exploradas abordagens baseadas em algoritmos de filtragem estocástica, processamento de sinais empregando a transformada wavelet e sistemas inteligentes. Já o problema de controle tolerante a falhas será tratado por intermédio da síntese de controladores robustos empregando desigualdades matriciais lineares, análise intervalar, modos deslizantes e o método TFL/LTR (Target Feedback Loop / Loop Transfer Recovery). Ainda nessa vertente, será abordado o projeto de controladores com comutação, com o intuito de obter maior flexibilidade no caso de plantas sujeitas a falhas. Serão também exploradas técnicas de controle preditivo baseado em modelo para casos envolvendo restrições em variáveis de estado ou controle. Em acréscimo a avanços teóricos de aplicação geral, espera-se tecer contribuições específicas nas áreas de motores elétricos, sistemas de potência, robótica móvel e sistemas em rede. Os resultados serão avaliados mediante simulações e também experimentação em laboratório.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
5.   2012-Atual. Raciocínio Incerto em Lógicas de Descrições e em Programação em Lógica
Descrição: Em nossa vida diária, não raramente nós temos de lidar com informações incertas. Entender como as diversas formas de incerteza podem ser empregadas no desenvolvimento de sistemas inteligentes tem desafiado muitos pesquisadores. Neste projeto de pesquisa, nós iremos estudar diferentes formas de incerteza e o papel que elas desempenham na implementação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Dado que o raciocínio dedutivo e monotônico da Lógica Clássica de Primeira Ordem não é suficientemente moldável para ser utilizado como ferramenta na formalização e tratamento computacional do raciocínio incerto em IA, urge buscar mecanismos não-clássicos para a representação do conhecimento e raciocínio. Nesse sentido, vai-se abordar a incerteza em dois bem conhecidos e amplamente utilizados formalismos de representação do conhecimento em IA: lógica de descrições e programação em lógica. No campo das lógicas de descrições, o objetivo é suprir uma de suas limitações ao lidar com domínios de interesse que não podem ser modelados com absoluta precisão. Isso envolve o estudo de lógicas difusas, probabilísticas e possibilísticas. Já na área de programação em lógica, estamos particularmente interessados em como o raciocínio abdutivo e paraconsistente, duas formas de raciocínio incerto, podem ser usados na representação de um debate num sistema multiagentes e na busca dos meios necessários para se chegar a um consenso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Samy Soares Passos de Sá - Coordenador / Marcelino Cavalcante Pequeno - Integrante / João Fernando Lima Alcântara - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Integrante.
Membro: Samy Soares Passos de Sá.
Descrição: Em nossa vida diária, não raramente nós temos de lidar com informações incertas. Entender como as diversas formas de incerteza podem ser empregadas no desenvolvimento de sistemas inteligentes tem desafiado muitos pesquisadores. Neste projeto de pesquisa, nós iremos estudar diferentes formas de incerteza e o papel que elas desempenham na implementação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Dado que o raciocínio dedutivo e monotônico da Lógica Clássica de Primeira Ordem não é suficientemente moldável para ser utilizado como ferramenta na formalização e tratamento computacional do raciocínio incerto em IA, urge buscar mecanismos não-clássicos para a representação do conhecimento e raciocínio. Nesse sentido, vai-se abordar a incerteza em dois bem conhecidos e amplamente utilizados formalismos de representação do conhecimento em IA: lógica de descrições e programação em lógica. No campo das lógicas de descrições, o objetivo é suprir uma de suas limitações ao lidar com domínios de interesse que não podem ser modelados com absoluta precisão. Isso envolve o estudo de lógicas difusas, probabilísticas e possibilísticas. Já na área de programação em lógica, estamos particularmente interessados em como o raciocínio abdutivo e paraconsistente, duas formas de raciocínio incerto, podem ser usados na representação de um debate num sistema multiagentes e na busca dos meios necessários para se chegar a um consenso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Marcia Roberta Falcao de Farias - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador / João Fernando Lima Alcântara - Integrante / Marcelino Cavalcante Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante.
Membro: Marcia Roberta Falcao de Farias.
Descrição: Em nossa vida diária, não raramente nós temos de lidar com informações incertas. Entender como as diversas formas de incerteza podem ser empregadas no desenvolvimento de sistemas inteligentes tem desafiado muitos pesquisadores. Neste projeto de pesquisa, nós iremos estudar diferentes formas de incerteza e o papel que elas desempenham na implementação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Dado que o raciocínio dedutivo e monotônico da Lógica Clássica de Primeira Ordem não é suficientemente moldável para ser utilizado como ferramenta na formalização e tratamento computacional do raciocínio incerto em IA, urge buscar mecanismos não-clássicos para a representação do conhecimento e raciocínio. Nesse sentido, vai-se abordar a incerteza em dois bem conhecidos e amplamente utilizados formalismos de representação do conhecimento em IA: lógica de descrições e programação em lógica. No campo das lógicas de descrições, o objetivo é suprir uma de suas limitações ao lidar com domínios de interesse que não podem ser modelados com absoluta precisão. Isso envolve o estudo de lógicas difusas, probabilísticas e possibilísticas. Já na área de programação em lógica, estamos particularmente interessados em como o raciocínio abdutivo e paraconsistente, duas formas de raciocínio incerto, podem ser usados na representação de um debate num sistema multiagentes e na busca dos meios necessários para se chegar a um consenso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Joao Fernando Lima Alcântara - Coordenador / Marcelino Cavalcante Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Auxílio financeiro.
Membro: Joao Fernando Lima Alcântara.
Descrição: : Em nossa vida diária, não raramente nós temos de lidar com informações incertas. Entender como as diversas formas de incerteza podem ser empregadas no desenvolvimento de sistemas inteligentes tem desafiado muitos pesquisadores. Neste projeto de pesquisa, nós iremos estudar diferentes formas de incerteza e o papel que elas desempenham na implementação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Dado que o raciocínio dedutivo e monotônico da Lógica Clássica de Primeira Ordem não é suficientemente moldável para ser utilizado como ferramenta na formalização e tratamento computacional do raciocínio incerto em IA, urge buscar mecanismos não-clássicos para a representação do conhecimento e raciocínio. Nesse sentido, vai-se abordar a incerteza em dois bem conhecidos e amplamente utilizados formalismos de representação do conhecimento em IA: lógica de descrições e programação em lógica. No campo das lógicas de descrições, o objetivo é suprir uma de suas limitações ao lidar com domínios de interesse que não podem ser modelados com absoluta precisão. Isso envolve o estudo de lógicas difusas, probabilísticas e possibilísticas. Já na área de programação em lógica, estamos particularmente interessados em como o raciocínio abdutivo e paraconsistente, duas formas de raciocínio incerto, podem ser usados na representação de um debate num sistema multiagentes e na busca dos meios necessários para se chegar a um consenso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Integrante / Marcelino Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / João Fernando Lima Alcântara - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
6.   2012-Atual. Rede de Cooperação Acadêmica em Ciência da Computação
Descrição: Processo: 552578/2011-8 CNPq e CAPES Coordenador: José Ant\ônio Fernandes de Macedo (DC - UFC) Edital: Casadinho Recurso Obtido: R$\$$: 396.266,00 Este projeto descreve trabalhos conjuntos de pesquisa científica e tecnológica em quatro diferentes áreas da Ciência da Computação que visa estimular ou aprofundar a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente. Os trabalhos conjuntos aqui descritos, agrupados em um só projeto, tem o objetivo de promover a consolidação de Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (MDCC-UFC) por meio da cooperação inter-regional entre quatro de seus grupos de pesquisa e seus congêneres de programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Como resultados do Programa, espera-se que haja fortalecimento da interação científica e acadêmica de modo a constituir redes de cooperação, o aumento na formação e na capacitação de recursos humanos, o aumento da produção técnico-científica dos grupos de pesquisa, o fortalecimento de linhas de pesquisa. Considerando-se que parte significativa dos membros das equipes do MDCC-UFC é formada por recém-doutores com potencial para carreira científica, as atividades dos projetos conjuntos contribuirão para uma melhor distribuição regional dos núcleos de excelência em pesquisas no país.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Samy Soares Passos de Sá - Coordenador / Marcelino Cavalcante Pequeno - Integrante / João Fernando Lima Alcântara - Integrante / José Antonio Fernandes de Macêdo - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Carlos Eduardo Fisch de Brito - Integrante / Edward Hermann Haeusler - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Integrante / Mauro Benevides - Integrante.
Membro: Samy Soares Passos de Sá.
Descrição: Processo: 552578/2011-8 CNPq e CAPES Coordenador: José Ant\ônio Fernandes de Macedo (DC - UFC) Edital: Casadinho Recurso Obtido: R$\$$: 396.266,00 Este projeto descreve trabalhos conjuntos de pesquisa científica e tecnológica em quatro diferentes áreas da Ciência da Computação que visa estimular ou aprofundar a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente. Os trabalhos conjuntos aqui descritos, agrupados em um só projeto, tem o objetivo de promover a consolidação de Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (MDCC-UFC) por meio da cooperação inter-regional entre quatro de seus grupos de pesquisa e seus congêneres de programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Como resultados do Programa, espera-se que haja fortalecimento da interação científica e acadêmica de modo a constituir redes de cooperação, o aumento na formação e na capacitação de recursos humanos, o aumento da produção técnico-científica dos grupos de pesquisa, o fortalecimento de linhas de pesquisa. Considerando-se que parte significativa dos membros das equipes do MDCC-UFC é formada por recém-doutores com potencial para carreira científica, as atividades dos projetos conjuntos contribuirão para uma melhor distribuição regional dos núcleos de excelência em pesquisas no país.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Joao Fernando Lima Alcântara - Integrante / José Antonio Fernandes de Macêdo - Coordenador / Marcelino Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Carlos Eduardo Fisch de Brito - Integrante / Edward Hermann Haeusler - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Integrante / Mauro Benevides - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Joao Fernando Lima Alcântara.
Descrição: Este projeto descreve trabalhos conjuntos de pesquisa científica e tecnológica em quatro diferentes áreas da Ciência da Computação que visa estimular ou aprofundar a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente. Os trabalhos conjuntos aqui descritos, agrupados em um só projeto, tem o objetivo de promover a consolidação de Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (MDCC-UFC) por meio da cooperação inter-regional entre quatro de seus grupos de pesquisa e seus congêneres de programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Como resultados do Programa, espera-se que haja fortalecimento da interação científica e acadêmica de modo a constituir redes de cooperação, o aumento na formação e na capacitação de recursos humanos, o aumento da produção técnico-científica dos grupos de pesquisa, o fortalecimento de linhas de pesquisa. Considerando-se que parte significativa dos membros das equipes do MDCC-UFC é formada por recém-doutores com potencial para carreira científica, as atividades dos projetos conjuntos contribuirão para uma melhor distribuição regional dos núcleos de excelência em pesquisas no país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Davi Romero de Vasconcelos.
Descrição: Processo: 552578/2011-8 CNPq e CAPES Coordenador: José Ant\ônio Fernandes de Macedo (DC - UFC) Edital: Casadinho Recurso Obtido: R$\$$: 396.266,00 Este projeto descreve trabalhos conjuntos de pesquisa científica e tecnológica em quatro diferentes áreas da Ciência da Computação que visa estimular ou aprofundar a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente. Os trabalhos conjuntos aqui descritos, agrupados em um só projeto, tem o objetivo de promover a consolidação de Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (MDCC-UFC) por meio da cooperação inter-regional entre quatro de seus grupos de pesquisa e seus congêneres de programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Como resultados do Programa, espera-se que haja fortalecimento da interação científica e acadêmica de modo a constituir redes de cooperação, o aumento na formação e na capacitação de recursos humanos, o aumento da produção técnico-científica dos grupos de pesquisa, o fortalecimento de linhas de pesquisa. Considerando-se que parte significativa dos membros das equipes do MDCC-UFC é formada por recém-doutores com potencial para carreira científica, as atividades dos projetos conjuntos contribuirão para uma melhor distribuição regional dos núcleos de excelência em pesquisas no país. Alunos Envolvidos: Doutorado: Francicleber Martins Ferreira Francisco Erivelton Fernandes de Aragão Márcia Roberta Falcão de Farias Samy Soares Passos de Sá Mestrado: Carlos Roberto Rodrigues Filho Henrique Viana Oliveira Iuri Fernandes Queiroz José Wellington Franco Graduação Hugo Carvalho Marcos Mendes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Integrante / Marcelino Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Mário Benevides - Integrante / João Fernando Lima Alcântara - Integrante / Carlos Eduardo Fisch de Brito - Integrante / Edward Hermann Haeusler - Integrante / José Antônio Fernandes de Macêdo - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
7.   2012-2014. Web of Objects ITEA2
Descrição: Desenvolvimento de uma infra-estrutura de rede e serviços para os objetos Intelligent visando simplificar o desenvolvimento e implantação de aplicações distribuídas independente dos protocolos proprietários. Minhas contribuições: -Desenvolvimento de uma solução de otimização do uso de redes de sensores sem fio através da implementação de mecanismos de ciclo de trabalho; -Organização e participação de reuniões para parceiros nacionais na Université Paris-Est Marne la Vallée; -Participação nas reuniões plenárias do projeto para a apresentação dos resultados (Madrid, Barcelona, Paris).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Camila Helena Souza Oliveira.

2011

1.   2011-2013. Extração de Informações de Textos em Língua Portuguesa para Área de Segurança Pública
Descrição: No contexto da área de segurança pública muitas informações estão somente dispostas em textos de ocorrências policiais. Órgãos públicos até mantêm sistemas informatizados para o registro estruturado destas ocorrências, mas ainda há a necessidade premente de recorrer aos textos descritivos para apreender tendências, padrões de ação (modus operandi) e peculiaridades da criminalidade de uma região. Sistemas de Extração de Informações (Information Extraction ? IE) visam localizar e extrair, de forma automática, informações relevantes em um documento ou coleção de documentos expressos em língua natural e estruturar tais informações para os padrões de saída, por exemplo, para um banco de dados, a fim de facilitar sua manipulação e análise. Neste sentido, este projeto apresenta uma proposta de pesquisa científica na área de Linguística Computacional, especificamente em sistemas de IE para o domínio da segurança pública. O caráter inovador do projeto consiste na evolução, validação e aplicação de uma nova abordagem para expressão e análise semântica de textos ? Modelo Semantico Inferencialista (SIM) ? com o objetivo de extrair informações para uma base de dados que servirá à atividade de análise estatística e criminal. A pesquisa terá como objeto de estudo os textos, em língua portuguesa, descritivos de ocorrências policiais e crimes dos sistemas de informação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará - SSPDS/CE, a saber: SIP (Sistema de Informações Policiais) e o sistema da CIOPS (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da SSPDS/CE). Como resultados científicos, o projeto propõe o desenvolvimento de método para extração de informações baseado em SIM e na evolução da base de conceitos da língua Portuguesa ? InferenceNet ? para o domínio de segurança pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Vládia Célia Monteiro Pinheiro - Coordenador / Tarcisio Pequeno - Integrante / Vasco Furtado - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Vládia Célia Monteiro Pinheiro.
2.   2011-2014. Lógicas Clássica e Não-Clássicas: Modelos, Provas e Complexidade (PQ)
Descrição: Nome: Ana Teresa de Castro Martins Processo: 301607/2010-9 Vigência:01/03/2011 à 28/02/2014 Modalidade/Nível: PQ-2 Edital/Chamada: Produtividade em Pesquisa - PQ - 2010 Instituição: Universidade Federal do Ceará/UFC-CE Resumo do Projeto: No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de conseqüência semântica e à relação de conseqüência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Dentro destas duas perspectivas, investigamos o que dá e o que não dá para fazer com a lógica clássica dentro da computação. Investigaremos não somente lógicas que rivalizam ou estendem a lógica clássica, aqui denominadas de lógicas não-clássicas, como também fragmentos da lógica clássica que são decidíveis. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem para, por exemplo, expressar a complexidade descritiva de problemas e hierarquizar teorias, como também pelas propriedades estruturais de seus sistemas dedutivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcia Roberta Falcao de Farias - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador / Francicleber Martins Ferreira - Integrante / Francisco Aragão - Integrante / Débora Frota - Integrante / Cibele Freire - Integrante / Iuri Fernandes - Integrante / Thiago Rocha - Integrante / Hugo Carvalho - Integrante / Marcos Mendes - Integrante.
Membro: Marcia Roberta Falcao de Farias.
Descrição: Nome: Ana Teresa de Castro Martins Processo: 301607/2010-9 Vigência:01/03/2011 à 28/02/2014 Modalidade/Nível: PQ-2 Edital/Chamada: Produtividade em Pesquisa - PQ - 2010 Instituição: Universidade Federal do Ceará/UFC-CE Resumo do Projeto: No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de conseqüência semântica e à relação de conseqüência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Dentro destas duas perspectivas, investigamos o que dá e o que não dá para fazer com a lógica clássica dentro da computação. Investigaremos não somente lógicas que rivalizam ou estendem a lógica clássica, aqui denominadas de lógicas não-clássicas, como também fragmentos da lógica clássica que são decidíveis. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem para, por exemplo, expressar a complexidade descritiva de problemas e hierarquizar teorias, como também pelas propriedades estruturais de seus sistemas dedutivos. Alunos envolvidos: Doutorado: Francicleber Ferreira Francisco Aragão Márcia Farias Mestrado: Débora Frota Cibele Freire Iuri Fernandes Thiago Rocha Graduação Hugo Carvalho Marcos Mendes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.

2010

1.   2010-2013. Acessibilidade Virtual
Descrição: O Projeto Acessibilidade Virtual visa desenvolver e disponibilizar soluções acessíveis, provendo acesso a maior gama possível de usuários, independente de limitação, situação ou tecnologia utilizada. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adonias Caetano de Oliveira - Coordenador / Marcos Vinicius de Andrade Lima - Integrante / Phyllipe do Carmo Félix - Integrante / Agebson Rocha Façanha - Integrante / Livio Siqueira Lima - Integrante.
Membro: Adonias Caetano de Oliveira.
2.   2010-2011. Análise de Formas Alongadas em Imagens Digitais
Descrição: As atividades do bolsista estão ligadas ao estudo dos métodos de segmentação encontrados na literatura mais adequados a problemática abordada (pesquisa bibliográfica e análise de adequação dos métodos) e sua análise visando a implementação computacional. A seguir, a eficácia dos métodos deve ser avaliada por meio de experimentos (avaliação e testes). Por fim, os resultados alcançados serão relatados em artigos a serem submetidos a eventos científicos da área (elaboração de artigos).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adonias Caetano de Oliveira - Integrante / Francisco Nivando Bezerra - Coordenador. Número de produções C, T A: 4
Membro: Adonias Caetano de Oliveira.
3.   2010-Atual. Group Decision Making in Multiagent Systems by Deliberation
Descrição: Objetivamos promover a interação entre agentes com apresendizado parcial e comunicação adequadas para tomada de decisão colaborativa. Nesse modelo os agentes se comportam como em um conselho e debatem sobre um assunto em função de buscar o consenso. É parte do projeto escolher ou desenvolver linguagens de comunicação, regras de votação e consenso e raciocínio automático com informações de outrem. Este projeto se refere ao doutorado do autor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Samy Soares Passos de Sá - Coordenador / João Fernando Alcântara. - Integrante.
Membro: Samy Soares Passos de Sá.
4.   2010-2013. Lógicas Clássica e Não-Clássicas, seus Fragmentos e Extensões
Descrição: Descrição: Processo:482481/2010-2 No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de conseqüência semântica e à relação de conseqüência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Dentro destas duas perspectivas, investigamos o que dá e o que não dá para fazer com a lógica clássica dentro da computação. Investigaremos não somente lógicas que rivalizam ou estendem a lógica clássica, aqui denominadas de lógicas não-clássicas, como também fragmentos da lógica clássica que são decidíveis. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem para, por exemplo, expressar a complexidade descritiva de problemas e hierarquizar teorias, como também pelas propriedades estruturais de seus sistemas dedutivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Joao Fernando Lima Alcântara - Integrante / Marcelino Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Joao Fernando Lima Alcântara.
Descrição: Processo:482481/2010-2 Vigência: 12/11/2010 à 11/11/2012 No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de conseqüência semântica e à relação de conseqüência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Dentro destas duas perspectivas, investigamos o que dá e o que não dá para fazer com a lógica clássica dentro da computação. Investigaremos não somente lógicas que rivalizam ou estendem a lógica clássica, aqui denominadas de lógicas não-clássicas, como também fragmentos da lógica clássica que são decidíveis. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem para, por exemplo, expressar a complexidade descritiva de problemas e hierarquizar teorias, como também pelas propriedades estruturais de seus sistemas dedutivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador / Marcelino Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / João Fernando Lima Alcântara - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
5.   2010-Atual. PACMDCC - Parcerias Acadêmicas para Consolidação do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da UFC
Descrição: Este projeto visa o estabelecimento de parcerias de pesquisa entre grupos do programa de pós-graduação em ciência da computação da UFC (MDCC) e do programa de pós-graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-RJ. O objetivo principal dessa parceria é o crescimento do MDCC da UFC com vistas à consolidação do programa. Assim, o projeto visa: 1. Fortalecer a parceria entre grupos afins do MDCC e da PUC-RJ; 2. Fortalecer as linhas de pesquisa do MDCC; 3. Aumentar a produção científica quantitativa e qualitativamente; 4. Ampliar a formação de mestres e doutores na instituição proponente; 5. Promover a mobilidade acadêmica entre os pesquisadores das duas instituições; e também, entre os estudantes da pós-graduação através da modalidade sanduíche entre as duas instituições; 6. Elevar o conceito CAPES do MDCC de 4 para 5. A parceria estabelecida neste projeto (PACMDCC) envolve três grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará Bancos de Dados, Computação Gráfica e Lógica Teoria da Computação com seus congêneres do Departamento de Informática da PUC-RJ. No total, são treze professores do MDCC (2 são bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq), quatro professores do INF-PUC-RJ (4 são bolsistas PQ: um do nível 1A, um do nível 1C e dois do nível 2), quinze alunos de doutorado e oito alunos de mestrado. Além de promover a consolidação do MDCC e a elevação de sua nota de 4 para 5 na avaliação da CAPES, este projeto visa estabelecer uma interação permanente entre os parceiros, para o desenvolvimento de projetos conjuntos, para melhorar a formação de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado, e para incrementar a mobilidade de alunos de pós-graduação e pesquisadores dos grupos envolvidos. O apoio financeiro será utilizado, principalmente, em missões de estudo (envolvendo alunos de pós-graduação) e em missões de pesquisa (envolvendo professores pesquisadores das duas equipes).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) Doutorado: (18) . Integrantes: Samy Soares Passos de Sá - Coordenador / Marcelino Cavalcante Pequeno - Integrante / João Fernando Lima Alcântara - Integrante / José Antonio Fernandes de Macêdo - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Vânia Vidal - Integrante / Creto Augusto Vidal - Integrante / Joaquim Bento Cavalcante - Integrante / Bernadete Farias Lóscio - Integrante / Marco Antônio Casanova - Integrante / Karin Breitman - Integrante / Marcelo Gattass - Integrante / Carlos Eduardo Fisch de Brito - Integrante / Wladimir Araújo Tavares - Integrante / José Maria Monteiro - Integrante / Edward Hermann Haeusler - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Integrante.
Membro: Samy Soares Passos de Sá.
Descrição: Este projeto visa o estabelecimento de parcerias de pesquisa entre grupos do programa de pós-graduação em ciência da computação da UFC (MDCC) e do programa de pós-graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-RJ. O objetivo principal dessa parceria é o crescimento do MDCC da UFC com vistas à consolidação do programa. Assim, o projeto visa: 1. Fortalecer a parceria entre grupos afins do MDCC e da PUC-RJ; 2. Fortalecer as linhas de pesquisa do MDCC; 3. Aumentar a produção científica quantitativa e qualitativamente; 4. Ampliar a formação de mestres e doutores na instituição proponente; 5. Promover a mobilidade acadêmica entre os pesquisadores das duas instituições; e também, entre os estudantes da pós-graduação através da modalidade sanduíche entre as duas instituições; 6. Elevar o conceito CAPES do MDCC de 4 para 5. A parceria estabelecida neste projeto (PACMDCC) envolve três grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará Bancos de Dados, Computação Gráfica e Lógica Teoria da Computação com seus congêneres do Departamento de Informática da PUC-RJ. No total, são treze professores do MDCC (2 são bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq), quatro professores do INF-PUC-RJ (4 são bolsistas PQ: um do nível 1A, um do nível 1C e dois do nível 2), quinze alunos de doutorado e oito alunos de mestrado. Além de promover a consolidação do MDCC e a elevação de sua nota de 4 para 5 na avaliação da CAPES, este projeto visa estabelecer uma interação permanente entre os parceiros, para o desenvolvimento de projetos conjuntos, para melhorar a formação de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado, e para incrementar a mobilidade de alunos de pós-graduação e pesquisadores dos grupos envolvidos. O apoio financeiro será utilizado, principalmente, em missões de estudo (envolvendo alunos de pós-graduação) e em missões de pesquisa (envolvendo professores pesquisadores das duas equipes).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) Doutorado: (18) . Integrantes: Joao Fernando Lima Alcântara - Integrante / Marcelino Cavalcante Pequeno - Integrante / José Antonio Fernandes de Macêdo - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Vânia Vidal - Coordenador / Creto Augusto Vidal - Integrante / Joaquim Bento Cavalcante - Integrante / Bernadete Farias Lóscio - Integrante / Marco Antônio Casanova - Integrante / Karin Breitman - Integrante / Marcelo Gattass - Integrante / Carlos Eduardo Fisch de Brito - Integrante / Wladimir Araújo Tavares - Integrante / José Maria Monteiro - Integrante / Edward Hermann Haeusler - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Joao Fernando Lima Alcântara.
6.   2010-2013. PACMDCC ? Parcerias Acadêmicas para Consolidação do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da UFC (PROCAD)
Descrição: Este projeto visa o estabelecimento de parcerias de pesquisa entre grupos do programa de pós-graduação em ciência da computação da UFC (MDCC) e do programa de pós-graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-RJ. O objetivo principal dessa parceria é o crescimento do MDCC da UFC com vistas à consolidação do programa. Assim, o projeto visa: 1. Fortalecer a parceria entre grupos afins do MDCC e da PUC-RJ; 2. Fortalecer as linhas de pesquisa do MDCC; 3. Aumentar a produção científica quantitativa e qualitativamente; 4. Ampliar a formação de mestres e doutores na instituição proponente; 5. Promover a mobilidade acadêmica entre os pesquisadores das duas instituições; e também, entre os estudantes da pós-graduação através da modalidade sanduíche entre as duas instituições; 6. Elevar o conceito CAPES do MDCC de 4 para 5. A parceria estabelecida neste projeto (PACMDCC) envolve três grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará ? Bancos de Dados, Computação Gráfica e Lógica Teoria da Computação ? com seus congêneres do Departamento de Informática da PUC-RJ. No total, são treze professores do MDCC (2 são bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq), quatro professores do INF-PUC-RJ (4 são bolsistas PQ: um do nível 1A, um do nível 1C e dois do nível 2), quinze alunos de doutorado e oito alunos de mestrado. Além de promover a consolidação do MDCC e a elevação de sua nota de 4 para 5 na avaliação da CAPES, este projeto visa estabelecer uma interação permanente entre os parceiros, para o desenvolvimento de projetos conjuntos, para melhorar a formação de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado, e para incrementar a mobilidade de alunos de pós-graduação e pesquisadores dos grupos envolvidos. O apoio financeiro será utilizado, principalmente, em missões de estudo (envolvendo alunos de pós-graduação) e em missões de pesquisa (envolvendo professores pesquisadores das duas equipes).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) Doutorado: (18) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Integrante / Marcelino Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Vânia Vidal - Coordenador / Creto Augusto Vidal - Integrante / Joaquim Bento Cavalcante - Integrante / Bernadete Farias - Integrante / Javam Machado - Integrante / Marco Antônio Casanova - Integrante / Karin Breitman - Integrante / Marcelo Gattass - Integrante / José Antônio Fernandes de Macêdo - Integrante / João Fernando Lima Alcântara - Integrante / Carlos Eduardo Fisch de Brito - Integrante / Wladimir Araújo Tavares - Integrante / José Maria Monteiro - Integrante / Edward Hermann Haeusler - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
7.   2010-2012. Tratamento de Contradições e Incertezas nas Lógicas Descritivas (Processo No 507647/2010-6 IC-Balcão)
Descrição: Este projeto é para bolsa de iniciação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.

2009

1.   2009-2009. A New Semantics for Logic Programs
Descrição: A new fix-point semantics is proposed that will allow for a single bi-valorated model for every program, uniting the best features of the most used traditional semantics, namely Stable Models and Well-Founded Semantics. We believe the proposed operator might be enough for allow default negation to behave as paraconsistant negation and as classical negation in certain cases while sustaining it's computabillity properties, all achieved through manipulation of cicles involving default negation on the original programs.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Membro: Samy Soares Passos de Sá.
2.   2009-2012. Aplicações de Lógicas Não-Monotônicas, Paraconsistentes e Modais em Filosofia e Inteligência Artificial (Edital MCT/CNPq Nº 03/2009).
Descrição: Projeto financiado pelo CNPq através do edital MCT/CNPq 03/2009 (Protocolo nº 500725/2009-8). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Sousa Silvestre - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Ricardo Sousa Silvestre.
3.   2009-2010. Classicação de Patologias da Coluna Vertebral por Redes Neurais Artificiais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adonias Caetano de Oliveira - Integrante / Ajalmar R. da Rocha Neto - Coordenador / Jonas Rodrigues Vieira do Santos - Integrante / Samir C. Costa - Integrante. Número de produções C, T A: 4
Membro: Adonias Caetano de Oliveira.
4.   2009-2010. Lógica em Computação
Descrição: O propósito deste projeto é contribuir para o avanço da lógica matemática como ferramenta para resolver problemas em Ciência da Computação. No âmbito do projeto a lógica matemática será estudada sob uma diversidade de aspectos do ponto de vista semântico (conteúdo), do ponto de vista sintático (forma), como linguagem de representação, como ferramenta inferencial tendo sempre em vista sua aplicabilidade em ciência da computação: Este é o motivo condutor do projeto, o uso da lógica como estratégia de desenvolvimento da ciência computação. Algumas contribuições do projeto serão dentro da própria lógica, novos resultados teóricos ampliando os recursos da lógica de modo a expandir as possibilidades de uso na computação; outras serão diretamente em aplicações computacionais, mostrando uma abordagem lógica para alguns problemas em computação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Arthur Ronald de Vallauris Buchsbaum.

2008

1.   2008-2010. BOOST ? Consolidação da Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFC através de Parcerias Processo: 620207/2008-6
Descrição: A parceria estabelecida no projeto BOOST envolve quatro grupos de pesquisa do MDCC-UFC (Bancos de Dados, Computação Gráfica, Lógica Teoria da Computação e Redes de Computadores) com seus congêneres do INF-PUC-RJ e do PESC-COPPE-UFRJ. No total, são nove professores do MDCC (3 são bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq), três professores do INF-PUC-RJ (2 são bolsistas PQ: um do nível 1A, e um do nível 1C), três professores do PESC-COPPE-UFRJ (3 são bolsistas PQ: um do nível 1A, um do nível 1D, e um do nível 2), nove alunos de doutorado e treze alunos de mestrado. Este projeto visa a consolidação do MDCC e a elevação de sua nota de 4 para 5 na avali-ação da CAPES. ------------- Nome: Creto Augusto Vidal Processo: 620207/2008-6 Modalidade: Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-ACT - BOOST: Consolidação da Pós-graduação em Ciência da Computação da UFC através de Parcerias ------------- Alunos do grupo de lógica envolvidos: Doutorandos: Alexandre da Silva Cavalcante Alfredo Antônio de Araújo Malheiros Filho Francicleber Martins Ferreira Francisco Erivelton Fernandes de Aragão Samy Soares Passos de Sá Vládia Célia Monteiro Pinheiro Mestrandos: Cibele Matos Freire Débora Farias Frota Iuri Fernandes Queiroz Henrique Viana Oliveira Iniciação Científica: Thiago Alves da Rocha Abelardo Vieira Mota Monitoria: Vladimir Portela. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (9) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Integrante / Marcelino Pequeno - Integrante / Creto Vidal - Coordenador / Vânia Vidal - Integrante / Joaquim Bento Cavalcante - Integrante / Bernadete Farias - Integrante / Paulo Veloso - Integrante / Javam Machado - Integrante / Mário Benevides - Integrante / Marta Mattoso - Integrante / Marco Antônio Casanova - Integrante / Karin Breitman - Integrante / Marcelo Gattass - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
2.   2008-2010. BOOST Consolidação da Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFC através de Parcerias
Descrição: (Processo 620207/2008-6) A parceria estabelecida no projeto BOOST envolve quatro grupos de pesquisa do MDCC-UFC (Bancos de Dados, Computação Gráfica, Lógica Teoria da Computação e Redes de Computadores) com seus congêneres do INF-PUC-RJ e do PESC-COPPE-UFRJ. No total, são nove professores do MDCC (3 são bolsistas de produtividade nível 2 do CNPq), três professores do INF-PUC-RJ (2 são bolsistas PQ: um do nível 1A, e um do nível 1C), três professores do PESC-COPPE-UFRJ (3 são bolsistas PQ: um do nível 1A, um do nível 1D, e um do nível 2), nove alunos de doutorado e treze alunos de mestrado. Este projeto visa a consolidação do MDCC e a elevação de sua nota de 4 para 5 na avaliação da CAPES.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (9) . Integrantes: Francicleber Martins Ferreira - Integrante / Ana Teresa Martins - Integrante / Creto Vidal - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Francicleber Martins Ferreira.
3.   2008-2011. Extensões da Lógica Clássica de Primeira Ordem: Modelos, Provas e Complexidade
Descrição: Produtividade de Pesquisa Nome: Ana Teresa de Castro Martins Processo: 307979/2007-5 Modalidade: PQ-II Projeto:Extensões da Lógica Clássica de Primeira Ordem: Modelos, Provas e Complexidade Instituição: Universidade Federal do Ceará/UFC-CE Resumo: Resumo do Projeto: Na lógica clássica conseguimos facilmente escrever uma fórmula cujos modelos são grafos conectados com exatamente 10 vértices. Entretanto, não conseguimos definir a noção de conectividade em geral, ou seja, não é possível escrever em lógica clássica uma fórmula, ou conjunto de fórmulas, cujos modelos sejam exatamente os grafos conexos. Também não é possível .contar. na lógica de primeira ordem, nem definir funções recursivas, nem descrever várias outras noções extremamente importantes em computação. A partir destas limitações, investigaremos lógicas que estendem minimamente a clássica possibilitando a definição de tais conceitos. Estas lógicas serão exploradas tanto pelos modelos finitos que as caracterizam, como pelo poder expressivo de sua linguagem para, por exemplo, expressar a complexidade descritiva de problemas e hierarquizar teorias, como também pelas propriedades estruturais de seus sistemas dedutivos de natureza muitas vezes infinitária. Alunos envolvidos: Iniciação Cientifica (com bolsa): Vladimir Portela (monitor) Abelardo Vieira Mota (IC) Thiago Alves Rocha (IC) Doutorandos: Alexandre da Silva Cavalcante Francicleber Martins Ferreira Francisco Erivelton Fernandes de Aragão Mestrandos: Cibele Matos Freire Débora Farias Frota Iuri Fernandes Queiroz. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
4.   2008-2010. Filosofia, Lógica e Inteligência Artificial (Edital Universal 2007 - MCT/CNPq 15/2007)
Descrição: Projeto financiado pelo CNPq através do edital MCT/CNPq 15/2007 - Universal 2007 (protocolo nº 471390/2007-0) e FUNCAP através do edital. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Sousa Silvestre - Coordenador.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Ricardo Sousa Silvestre.
5.   2008-2010. LogComp: Lógica em Computação
Descrição: O propósito deste projeto é contribuir para o avanço da lógica matemática como ferramenta para resolver problemas em Ciência da Computação. No âmbito do projeto a lógica matemática será estudada sob uma diversidade de aspectos ? do ponto de vista semântico (conteúdo), do ponto de vista sintático (forma), como linguagem de representação, como ferramenta inferencial ? tendo sempre em vista sua aplicabilidade em ciência da computação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Davi Romero de Vasconcelos.
6.   2008-2010. Lógica em Computação
Descrição: (Processo 478364/2008-3) O propósito deste projeto é contribuir para o avanço da lógica matemática como ferramenta para resolver problemas em Ciência da Computação. No âmbito do projeto a lógica matemática será estudada sob uma diversidade de aspectos do ponto de vista semântico (conteúdo), do ponto de vista sintático (forma), como linguagem de representação, como ferramenta inferencial tendo sempre em vista sua aplicabilidade em ciência da computação: Este é o motivo condutor do projeto, o uso da lógica como estratégia de desenvolvimento da ciência computação. Algumas contribuições do projeto serão dentro da própria lógica, novos resultados teóricos ampliando os recursos da lógica de modo a expandir as possibilidades de uso na computação; outras serão diretamente em aplicações computacionais, mostrando uma abordagem lógica para alguns problemas em computação. --------------------- DADOS DO PROJETO UNIVERSAL LOGCOMP EDITAL 14/2008 CNPQ Nome: Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno Processo: 478364/2008-3 Projeto: Lógica em Computação - Logcomp Edital MCT/CNPq 14/2008 - Universal - Faixa C - De R$ 50.001,00 até R$ 150.000,00: Custeio: R$ 40.000,00 Capital: R$ 80.000,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Francicleber Martins Ferreira - Integrante / Ana Teresa Martins - Integrante / Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Francicleber Martins Ferreira.
Descrição: O propósito deste projeto é contribuir para o avanço da lógica matemática como ferramenta para resolver problemas em Ciência da Computação. No âmbito do projeto a lógica matemática será estudada sob uma diversidade de aspectos ? do ponto de vista semântico (conteúdo), do ponto de vista sintático (forma), como linguagem de representação, como ferramenta inferencial ? tendo sempre em vista sua aplicabilidade em ciência da computação: Este é o motivo condutor do projeto, o uso da lógica como estratégia de desenvolvimento da ciência computação. Algumas contribuições do projeto serão dentro da própria lógica, novos resultados teóricos ampliando os recursos da lógica de modo a expandir as possibilidades de uso na computação; outras serão diretamente em aplicações computacionais, mostrando uma abordagem lógica para alguns problemas em computação. --------------------- DADOS DO PROJETO UNIVERSAL LOGCOMP EDITAL 14/2008 CNPQ Nome: Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno Processo: 478364/2008-3 Projeto: Lógica em Computação - Logcomp Edital MCT/CNPq 14/2008 - Universal - Faixa C - De R$ 50.001,00 até R$ 150.000,00: Custeio: R$ 40.000,00 Capital: R$ 80.000,00 ----- Alunos envolvidos da UFC Doutorandos: Alexandre da Silva Cavalcante Alfredo Antônio de Araújo Malheiros Filho Francicleber Martins Ferreira Francisco Erivelton Fernandes de Aragão Samy Soares Passos de Sá Vládia Célia Monteiro Pinheiro Mestrandos: Cibele Matos Freire Débora Farias Frota Iuri Fernandes Queiroz Henrique Viana Oliveira Iniciação Científica: Thiago Alves da Rocha Abelardo Vieira Mota Monitoria: Vladimir Portela. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Integrante / Marcelino Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno - Coordenador / Arthur Buchsbaum - Integrante / Jean-Yves Béziau - Integrante / Luiz Carlos Pinheiro Dias Pereira - Integrante / Paulo Veloso - Integrante / João Marcos Almeida - Integrante / Sheila Veloso - Integrante / Jorge Petrúcio Viana - Integrante / Renata Pereira de Freitas - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
7.   2008-2010. Provas e Modelos para Lógicas Não Clássicas
Descrição: (Processo 477624/2008 1) No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de conseqüência semântica e à relação de conseqüência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Dentro destas duas perspectivas, investigamos o que dá e o que não dá para fazer com a lógica clássica dentro da computação. A partir destas limitações, investigaremos lógicas que rivalizam ou estendem minimamente a clássica, aqui denominadas de lógicas não-clássicas. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem para, por exemplo, expressar a complexidade descritiva de problemas e hierarquizar teorias, como também pelas propriedades estruturais de seus sistemas dedutivos. ------------ CNPq CNPJ/MF: 33.654.831/0001 36 Número do processo: 477624/2008 1 Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq 14/2008 Universal Faixa A Até R$ 20.000,00 2. VALOR GLOBAL DA CONCESSÃO AUXÍLIO FINANCEIRO Custeio: R$ 3.500,00 Capital: R$ 16.500,00 Valor Global: R$ 20.000,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Francicleber Martins Ferreira - Integrante / Ana Teresa Martins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Francicleber Martins Ferreira.
Descrição: No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de conseqüência semântica e à relação de conseqüência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Dentro destas duas perspectivas, investigamos o que dá e o que não dá para fazer com a lógica clássica dentro da computação. A partir destas limitações, investigaremos lógicas que rivalizam ou estendem minimamente a clássica, aqui denominadas de lógicas não-clássicas. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem para, por exemplo, expressar a complexidade descritiva de problemas e hierarquizar teorias, como também pelas propriedades estruturais de seus sistemas dedutivos. ------------ CNPq CNPJ/MF: 33.654.831/0001 36 Número do processo: 477624/2008 1 Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq 14/2008 Universal Faixa A Até R$ 20.000,00 2. VALOR GLOBAL DA CONCESSÃO AUXÍLIO FINANCEIRO Custeio: R$ 3.500,00 Capital: R$ 16.500,00 Valor Global: R$ 20.000,00 Alunos envolvidos: Doutorandos: Alexandre da Silva Cavalcante Alfredo Antônio de Araújo Malheiros Filho Francicleber Martins Ferreira Francisco Erivelton Fernandes de Aragão Samy Soares Passos de Sá Vládia Célia Monteiro Pinheiro Mestrandos: Cibele Matos Freire Débora Farias Frota Iuri Fernandes Queiroz Henrique Viana Oliveira Iniciação Científica Thiago Alves da Rocha Abelardo Vieira Mota Monitoria: Vladimir Portela. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador / Marcelino Pequeno - Integrante / Davi Romero Vasconcelos - Integrante / Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
8.   2008-2010. Provas e Modelos para Lógicas Não-Clássicas
Descrição: No escopo dos estudos relacionados à lógica, podemos distinguir duas áreas de pesquisa que estão associadas, respectivamente, à relação de conseqüência semântica e à relação de conseqüência sintática, a saber: (i) teoria dos modelos e (ii) teoria da prova. Dentro destas duas perspectivas, investigamos o que dá e o que não dá para fazer com a lógica clássica dentro da computação. A partir destas limitações, investigaremos lógicas que rivalizam ou estendem minimamente a clássica, aqui denominadas de lógicas não-clássicas. Estas lógicas serão exploradas pelos modelos que as caracterizam, pelo poder expressivo de sua linguagem para, por exemplo, expressar a complexidade descritiva de problemas e hierarquizar teorias, como também pelas propriedades estruturais de seus sistemas dedutivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Davi Romero de Vasconcelos.
9.   2008-2010. Um SIstema para Análise Semântico-Inferencialista de Textos em Língua Portuguesa
Descrição: O objetivo geral do projeto é evoluir o modelo semântico inferencialista (SIM) e desenvolver um sistema de PLN, que utilize o SIM para análise semântica de textos em português. A aplicação final será um sistema de IE para apoio à atividade de análise criminal. Este sistema será capaz de receber textos de BOs que descrevem ocorrências de crimes e extrair informações sobre os mesmos. Sistema de extração de informações (Information Extraction - IE) são aplicações da área de PLN com o objetivo de transformar a maneira de apresentação da informação contida em um conjunto de documentos em linguagem natural e apresentá-la de forma estruturada, podendo armazená-la em bancos de dados tradicionais (Vieira e Strube de Lima, 2001). Uma das premissas para sistemas de IE é que eles sejam capazes de ?entender? documentos em linguagem natural, por isso devem realizar uma análise semântica dos mesmos. O diferencial de nossa pesquisa está justamente neste ponto: a análise semântica baseada em um novo paradigma ? o SIM. Objetiva-se, especificamente, melhorar a qualidade do registro de crimes e prover meios para uma análise qualitativa dos dados atuais, por exemplo, dar conhecimento aos gestores de segurança pública do quanto os dados atuais estão incorretos ou incompletos e do quanto isto prejudica a análise dos crimes. Com uma base de dados acurada, a atividade de análise criminal será beneficiada pelo conhecimento dos fatores condicionantes reais de crimes e da criminalidade de uma região, tornando-se mais capaz de inferir conhecimento relevante e ações mais efetivas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Vládia Célia Monteiro Pinheiro - Integrante / Furtado, Vasco - Integrante / Adriano Albuquerque - Coordenador.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Vládia Célia Monteiro Pinheiro.

2007

1.   2007-2007. Anubis: Um Framework para Análise Formal de Sistemas Multi-Agente para Segurança da Informação
Descrição: Segurança em sistemas de informação é um problema não-trivial, que se apresenta em diferentes níveis de abstração, tanto no nível de negócio quanto no nível de sistema. Por segurança da informação no nível de negócio, referimo-nos aos processos e às pessoas envolvidas em uma empresa; por segurança da informação no nível de sistema, referimo-nos ao software e hardware sob vigilância. Inúmeros são os casos de ataques registrados, por exemplo, pelo CERT/CC, que é o centro para registro de problemas de segurança na Internet da Carnegie Mellon University. Técnicas de análise formal de software são mecanismos rigorosos, embasados matematicamente, que permitem aumentar a confiança de que um artefato de software realmente faz o que se espera que ele faça. O uso destas técnicas, por exemplo, identificou diversos problemas em protocolos de comunicação. Estas técnicas incluem simulação (ou teste), verificação de modelos (model checking) e prova de teoremas. Com base em argumentos epistemológicos e fazendo um paralelo com a teoria da ciência no que diz respeito à confirmação de teoria científicas, conclui-se, primeiramente via argumentos Carnapianos, em favor de uma abordagem linguística para o desenvolvimento de Sistemas de Informação, e, tomando o princípio da falseabilidade de Popper, que o uso de Análise Formal em uma abordagem baseada em linguagem para o desenvolvimento de sistemas de informação oferece uma via segura para o desenvolvimento de sistemas de informação. Quando o aspecto de segurança da informação é incluído neste panorama, esta via segura se torna mais atraente ainda. Por outro lado, a abstração de Agentes, devido a suas características de autonomia, proatividade e indepedência, é bastante interessante de ser assimilada pela arquitetura de um SI que tem seguranaça como característica funcional, para não dizer essencial. A empresa Módulo Security S.A. tem diversos estudos de caso onde uma arquitetura multi-agente desenvolvida no escopo de uma abordagem linguística (LoSD ? Language Oriented System Development) se adequa bastante bem.O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma abordagem baseada em linguagem para o desenvolvimento de sistemas multi-agentes em segurança da informação. Esta abordagem utilizará fortemente a experiência a ser adquirida dentro do escopo dos estudos de caso oferecidos pela Módulo, incorporando ao seu desenvolvimento os aspectos já validados durante a sua concepção. A abordagem é baseada na definição de uma metalinguagem para especificação de sistemas multi-agentes, baseados no modelo BDI, com adição de pressupostos de segurança da informação, estabelecidos via uma combinação de lógicas doxásticas, de ação, temporais e de autenticação. A semântica desta metalinguagem guia o processo de derivação, não só de especificações mais refinadas, mas também de processos de análise formal, baseados no ciclo conjectura/refutação mencionado por Popper. O ambiente estabelecido a partir desta metalinguagem fornece meios de especificar, desenvolver e analisar formalmente o sistema, incluindo aí seus requisitos de segurança e sua funcionalidade adicional. Esta abordagem será utilizada em estudos de caso no nível de SI convencional (software) e SI organizacional (software + organização humana/empresarial) fornecidos pela Módulo Security S.A. O projeto contribuirá também para uma maior participação da academia no setor industrial, bem como na formação de pessoal e transferência de tecnologia. A contribuição primeira do projeto, entretanto, é o estabelecimento de uma abordagem, baseada em ferramentas de análise formal, para o desenvolvimento de sistemas multi-agentes incorporando aspectos de segurança da informação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Davi Romero de Vasconcelos.

2006

1.   2006-2009. Aspectos Lógico Filosóficos da Negação CAPES-PROCAD Processo no 0368 / 05 - 9
Descrição: O projeto que ora propomos tem como objetivo teórico principal e mais geral examinar de forma sistemática e unificada aspectos lógico-filosóficos do conceito de Negação e noções afins, tais como as noções de falsidade, diferença, predicação, exclusão e exaustividade. A negação tem ocupado, sem dúvida alguma, um lugar central no debate filosófico e tem sido uma fonte perene de preocupações e problemas para a Filosofia, para a Lógica, e, mais recentemente, para a Lingüística e a Teoria da Computação. Por um lado, a história da filosofia nos apresenta um repertório de significativas questões de natureza ontológica, semântica e epistemológica relacionadas com o conceito de negação, desde a discussão sobre a possibilidade do discurso falso e a natureza do discurso negado verdadeiro no Sofista de Platão, até a discussão contemporânea sobre diferentes formas de enunciados negativos e o papel da negação na Teoria das Descrições Definidas. Por outro lado, a lógica, praticamente desde o seu surgimento, tem buscado, através da formulação de diferentes sistemas formais, investigar aspectos sintáticos e semânticos da negação. Entre as muitas questões cujo vigor contemporâneo evidencia a centralidade e a relevância desse tema, poderíamos destacar as seguintes: Faz sentido diferenciar uma negação predicativa de uma negação proposicional? Podemos coerentemente falar em fatos negativos? Como a negação interfere com a Teoria das Descrições Definidas? Podemos atribuir uma semântica natural a negações não-clássicas? A Negação Intuicionista pressupõe conceitos modais? A Negação possui significado computacional? Qual a relação entre negação, contradição e contrariedade? Como a negação se relacional com a exclusão e a exaustividade? Qual a relação entre a negação e a diferença? Podemos considerar as omissões como atos negativos? Como este elenco de questões deixa bem claro, o conceito de Negação posiciona-se em um campo de investigações que combinam de modo muito.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Samy Soares Passos de Sá - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Integrante / Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno - Integrante / Marcelino Cavalcante Pequeno - Integrante / Luiz Carlos Pinheiro Dias Pereira - Integrante / Guido Imaguire - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Samy Soares Passos de Sá.
Descrição: O projeto que ora propomos tem como objetivo teórico principal e mais geral examinar de forma sistemática e unificada aspectos lógico-filosóficos do conceito de Negação e noções afins, tais como as noções de falsidade, diferença, predicação, exclusão e exaustividade. A negação tem ocupado, sem dúvida alguma, um lugar central no debate filosófico e tem sido uma fonte perene de preocupações e problemas para a Filosofia, para a Lógica, e, mais recentemente, para a Lingüística e a Teoria da Computação. Por um lado, a história da filosofia nos apresenta um repertório de significativas questões de natureza ontológica, semântica e epistemológica relacionadas com o conceito de negação, desde a discussão sobre a possibilidade do discurso falso e a natureza do discurso negado verdadeiro no Sofista de Platão, até a discussão contemporânea sobre diferentes formas de enunciados negativos e o papel da negação na Teoria das Descrições Definidas. Por outro lado, a lógica, praticamente desde o seu surgimento, tem buscado, através da formulação de diferentes sistemas formais, investigar aspectos sintáticos e semânticos da negação. Entre as muitas questões cujo vigor contemporâneo evidencia a centralidade e a relevância desse tema, poderíamos destacar as seguintes: Faz sentido diferenciar uma negação predicativa de uma negação proposicional? Podemos coerentemente falar em fatos negativos? Como a negação interfere com a Teoria das Descrições Definidas? Podemos atribuir uma semântica natural a negações não-clássicas? A Negação Intuicionista pressupõe conceitos modais? A Negação possui significado computacional? Qual a relação entre negação, contradição e contrariedade? Como a negação se relacional com a exclusão e a exaustividade? Qual a relação entre a negação e a diferença? Podemos considerar as omissões como atos negativos? Como este elenco de questões deixa bem claro, o conceito de Negação posiciona-se em um campo de investigações que combinam de modo muito. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Integrante / Marcelino Pequeno - Integrante / Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno - Integrante / Luiz Carlos Pinheiro Dias Pereira - Integrante / Guido Imaguire - Coordenador.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
2.   2006-2008. Uma aplicação da LPR
Descrição: Utilizando a recente abordagem da LPR - Logics of Plausible Reasoning, interessa-se em estudar sua estrutura e possibilidades de utilização a fundo para, em seguida, produzir uma aplicação da mesma como linguagem para a modelagem de um problema do mundo real. Tal aplicação viria a servir para ilustrar o uso da LPR em alguns possíveis casos e dessa forma lhe dar mais força e confiabilidade, como um dos primeiros trabalhos realizados utilizando esse formalismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Samy Soares Passos de Sá.

2005

1.   2005-2007. Logica Matematica
Descrição: Programa de iniciacao cientifica em Logica Matematica: logicas formais e nao-monotonicas, deducao natural, computabilidade, e logicas de modelo finito.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Agnelo Rocha da Silva - Integrante / Ana Teresa Castro Martins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Agnelo Rocha da Silva.
2.   2005-2006. Teoria da Prova na Fundamentação do Processo de Teoria da Prova na Fundamentação do Processo de Especificação e Validação de Sistemas
Descrição: A presente proposta tem por objetivos a justificação de uma abordagem baseada em teoria da prova para a fundamentação do processo de desenvolvimento e validação de software. Dentro deste escopo tem-se os seguintes objetivos espeçificos: 1- Justificação da abordagem baseda no Isomorfismo Curry-Howard com uso de especificação abstrata de dados e funcionalidades em lógica poli-sortida de primeira ordem, em detrimento da abordagem totalmente construtiva baseada em lógica de alta ordem e teoria intuicionista dos tipos. \item Aprimoramento dos sistemas de Dedução Natural para lógicas de tempo ramificado com uso em análise formal de especificação de sistemas reativos. Trata-se neste caso do aprimoramento de dos sistemas para CTL e CTL* e seu uso em especificação. A abordagem geral para quantificação em Dedução Natural é um resultado em lógica bastante interessante neste ponto, apesar de não estar diretamente conectado com a ciência da computação. 2- Desenvolvimento de critérios de identidade para provas que se mostrem mais adequados no tocante à interpretação, em teoria das categorias, do isomorfismo Curry-Howard. Este tópico está bastante inserido no projeto CAPES-DAAD coordenado pelo autor. 3- Conclusão do trabalho em interoperabilidade formal, com o desenvolvimento da sua contra-partida em teoria da prova. 4- Implementação dos modelos propostos em [Fnaufel] na forma de Framework (software) com análise formal provida por prova de teoremas em Teoria Local dos Conjuntos. Desenvolvimento de alguma ferramenta para o suporte, ao menos semi-automático, a prova de teoremas em Teoria Local dos Conjuntos. 4- Desenvolvimento de sistemas dedutivos para a lógica modal de jogos e definição de um verificador de modelos para a mesma (tarefas independentes). O uso da técnica utilizada em [Renteria Haeusler] será explorada por Davi Romero (aluno de doutorado) neste contexto. Pesquisa preliminar em lógica modal foi publicada em [MAS e Jogos] pela equipe do autor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Davi Romero de Vasconcelos.
3.   2005-2006. Uma Investigação Lógico-filosófica sobre a Negação Universal (019/2004) CNPq
Descrição: Vigência: 2005-2006 (2 anos). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.

2004

1.   2004-2005. Estratégias Inovadoras na Classificação Funcional de Proteínas
Descrição: O projeto objetiva avaliar a eficiência de uma estratégia inovadora baseada na Máquina de Vetores Suporte (MVS) para a classificação funcional de proteínas codificadas no genoma da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) e que estão envolvidas nos mecanismos de defesa contra pragas, de modo a contribuir para uma aplicação futura no desenvolvimento de variedades transgênicas resistentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fernando Antonio de Carvalho Gomes - Coordenador / Gerardo Valdísio - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Fernando Antonio de Carvalho Gomes.
2.   2004-2006. Semântica via Teoria da Prova
Descrição: Projeto de Cooperação CAPES-DAAD. Objetiva o uso de Teoria da Prova para atribuir semântica à sistemas computacioanais , modelos e construções linguísticas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Davi Romero de Vasconcelos.
3.   2004-Atual. Teoria da Computação: Modelos e Métodos
Descrição: O projeto, cujo tema está situado na área de Teoria da Computação, tem sua equipe constituída por pesquisadores atuando nas duas vertentes centrais dessa área: lógica e algoritmos. Historicamente, a Teoria da Computação se originou como um desenvolvimento no campo da lógica, efetuado por pioneiros como Turing, Church, Post e Gödel. Há, desde então, uma profunda ligação entre esses campos, que fundamentam a moderna Ciência da Computação, assim como há um "background" comum na formação dos pesquisadores que atuam nessas áreas. Esses fatores tornam viável a constituição da equipe que ora se propõe. O projeto em questão, reunindo pesquisadores com formação e experiência nas duas abordagens, propiciará um ambiente fecundo de interação e integração entre seus componentes de maneira a permitir o desenvolvimento de novos e mais efetivos métodos para a solução de problemas complexos do ponto de vista computacional, utilizando-se de resultados, técnicas e ferramentas das duas áreas. Desta forma, o projeto tem como seu objetivo central a concepção de sistemas matemáticos para a fundamentação e a solução de problemas desafiadores em ciência da computação. A ênfase do projeto dar-se-á, naturalmente, dado o perfil da equipe, na construção e estudo de sistemas lógico/matemáticos, entendidos em sentido amplo como o desenvolvimento de sistemas de representação formal e inferência matemática, e no desenvolvimento de técnicas de construção e análise de modelos algorítmicos. Tendo em vista a oportunidade que a diversidade de talentos na composição da equipe oferece, dar-se-á especial atenção à combinação de métodos provenientes da lógica com técnicas de base algorítmica na concepção de modelos que sejam cientificamente mais elucidativos e na produção de instrumentos heuristicamente mais efetivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno - Coordenador / A.T.C. MARTINS - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.

2003

1.   2003-2005. Desenvolvimento de Software de Geosimulação da Criminalidade
Descrição: O projeto visa desenvolver um ambiente de simulação da atividade policial utilizando técnicas de Inteligência Artificial. O objetivo maior é treinar e aprimorar técnicas de segurança sem os riscos reais das atividades do setor. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alexandre Silva Cavalcante - Coordenador.Financiador(es): Motorola - Bolsa / Universidade de Fortaleza - Bolsa.
Membro: Alexandre Silva Cavalcante.
2.   2003-2004. LÓGICA, CIÊNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (LOCIA)
Descrição: Este projeto faz parte de um projeto integrado financiado pelo CNPq, em edital do CTINFO de 2002, sob processo no. 552123/2002-1, do qual participam 07 pesquisadores (três da UFC), envolvendo três universidades no Brasil: UFC, URFJ, UFSC e uma no exterior, Universidade de Neuchâtel, Suíça. Os professores da UFC que integram este projeto são: Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno (coordenador), Ana Teresa de Castro Martins e Marcelino Cavalcante Pequeno. Segundo instruções dadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFC, os três pesquisadores acima citados podem apresentar o mesmo projeto integrado como projeto PIBIC, diferenciando apenas os planos de trabalho e cronogramas dos alunos que vão orientar. O projeto trata do uso da lógica em inteligência artificial. Os dois problemas mais básicos na construção de sistemas que exibem um certo grau de autonomia e de generalidade no desempenho de suas funções, que Hebert Simon denominava de "sistemas de informações complexas", mas que se consagraram sob o nome de "sistemas inteligentes", são a representação do conhecimento e a realização mecânica de inferências a partir desse conhecimento. Tais tarefas são a base de processos como tomada autônoma de decisões, elaboração de planos de ação, atendimento a consultas, por exemplo. O método geral mais bem sucedido na solução desses problemas utiliza-se da lógica matemática, tanto como veículo epistêmico, empregado na representação do conhecimento, quanto como instrumento heurístico, utilizado na automatização do raciocínio. No entanto, a lógica matemática clássica, na realidade as lógicas de caráter dedutivo em geral, não são adequadas à solução desses problemas. Faz-se mister o desenvolvimento de lógicas especiais, se pretendermos reter as vantagens operacionais e elucidativas que a aplicação de métodos formais podem prover.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alexandre Matos Arruda - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador.
Membro: Alexandre Matos Arruda.
3.   2003-2003. TEORIA DA PROVA PARA LÓGICAS NÃO-CLÁSSICAS
Descrição: O objetivo geral deste projeto é investigar a estrutura de provas em sistemas lógicos não-clássicos, a saber: modais, linerares, paraconsistentes, não-monotônicos, entre outros. Os objetivos específicos são: 1. Normalização para as Lógicas Paraconsistentes Cn. 2. Dedução Natural e Normalização para a Lógica da Inconsistência Epistêmica LEI. 3. Dedução Natural para Lógica Linear. 4. Limite do Tamanho da Prova para uma dada Fórmula em Sistemas Não-Clássicos. 5. Cálculo de Sequentes da Não-Provabilidade. 6. Outros Objetivos: Espera-se, como subprodutos deste projeto, a escrita de artigos, a formação de alunos de mestrado e iniciação científica (ainda não temos programa de doutorado em computação na UFC) nos temas aqui propostos, a realização de seminários, entre outros. Estes subprodutos diretos possibilitarão uma maior integração entre os pesquisadores e alunos de Inteligência Artificial de nosso departamento. No âmbito nacional, os resultados se darão pela escrita de artigos em comum, pela participação de bancas e elaboração de projetos nos temas aqui propostos e em outros assuntos correlatos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alexandre Matos Arruda - Integrante / Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador.
Membro: Alexandre Matos Arruda.

2002

1.   2002-2006. Fundamentos, Modelagem e Automatização do Raciocínio
Descrição: A Lógica é a ciência e arte do raciocínio. Este é uma forma de processamento simbólico de informações que visa tornar explícitas formas de conhecimento que antes estavam implícitas. Enquanto ciência, possui uma metodologia própria, que prioriza as manifestações do raciocínio que surgem no âmbito de contextos lingüísticos organizados. Enquanto arte, busca a modelagem de sistemas formais que representem fielmente formas de raciocínio ainda não captadas em toda a sua plenitude. O estudo, conhecimento e cultivo da Lógica revelam ferramentas bem importantes para uma evolução cognitiva de todo ser humano que queira ser realmente livre, não condicionado pelo medo e por crenças nocivas constantemente propaladas por diversos meios de comunicação da maioria das sociedades, tanto do presente como de várias eras passadas. Tal evolução cognitiva conduz à clareza no pensar, o que torna possível a prática de uma constante depuração do que não é verdadeiro para cada um, o que é essencial para um contato cada vez maior com a própria Verdade. A clareza interna é uma porta para a autêntica Filosofia, a qual leva a uma viagem sem fim rumo ao encontro com Tudo. A Lógica relaciona-se intimamente com três grandes áreas de conhecimento: Matemática, Informática e Filosofia. Vários dos fundadores da moderna Ciência da Computação foram lógicos. A Inteligência Artificial Simbólica tem na Lógica um de seus principais pilares. Toda a Matemática utiliza-se, em sua expressão lingüística, de conceitos puramente lógicos; não é possível daí entender Matemática (a qual inclui os Fundamentos da Ciência da Computação) seriamente sem entender em detalhes a Lógica, pelo menos em suas bases elementares. As três linhas deste projeto - Fundamentos, Modelagem e Automatização - não são assuntos estanques e independentes, mas sim possuem um íntimo inter-relacionamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Membro: Arthur Ronald de Vallauris Buchsbaum.
2.   2002-2006. Lógica, Ciência e Inteligência Artificial (LOCIA)
Descrição: (Processo no 552123/2002-1) O projeto LOCIA propõe-se a investigar a construção e desenvolvimento de sistemas lógicos visando sua utilização na formalização da ciência da computação e inteligência artificial. Nossa abordagem cobre o tema em amplo espectro: desde o desenvolvimento de métodos lógico/abstratos, estudo de sistemas para formalização do raciocínio em inteligência artificial, métodos semânticos e teoria da prova, até aplicações às teorias científicas e à pragmática da linguagem. O grupo de pesquisadores tem trabalhado por mais de uma década no uso da lógica na representação do conhecimento e na realização automática de inferência, tendo sido pioneiro no desenvolvimento de lógicas que combinam não monotonicidade com paraconsistência no tratamento de inferências a partir de conhecimento impreciso, incompleto e informações contraditórias. Com o amadurecimento do tema, como freqüentemente ocorre em ciência, os sistemas lógicos desenvolvidos transcenderam as motivações iniciais para os quais foram criados, e são hoje aplicados em outras áreas da ciência. O projeto LOCIA ocupa-se do aprofundamento no estudo do problema original que tem motivado o trabalho do grupo, ligado à fundamentação da ciência da computação e da inteligência artificial, mas dirige-se também à ampliação das aplicações dos métodos lógicos que temos desenvolvido, em particular ao raciocínio e à construção de teorias científicas, e à pragmática da linguagem natural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Francicleber Martins Ferreira - Integrante / Ana Teresa Martins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Francicleber Martins Ferreira.
Descrição: O projeto LOCIA propõe-se a investigar a construção e desenvolvimento de sistemas lógicos visando sua utilização na formalização da ciência da computação e inteligência artificial. Nossa abordagem cobre o tema em amplo espectro: desde o desenvolvimento de métodos lógi-co/abstratos, estudo de sistemas para formalização do raciocínio em inteligência artificial, méto-dos semânticos e teoria da prova, até aplicações às teorias científicas e à pragmática da lingua-gem. O grupo de pesquisadores tem trabalhado por mais de uma década no uso da lógica na representação do conhecimento e na realização automática de inferência, tendo sido pioneiro no desenvolvimento de lógicas que combinam não monotonicidade com paraconsistência no trata-mento de inferências a partir de conhecimento impreciso, incompleto e informações contraditóri-as. Com o amadurecimento do tema, como freqüentemente ocorre em ciência, os sistemas lógi-cos desenvolvidos transcenderam as motivações iniciais para os quais foram criados, e são hoje aplicados em outras áreas da ciência. O projeto LOCIA ocupa-se do aprofundamento no estudo do problema original que tem motivado o trabalho do grupo, ligado à fundamentação da ciência da computação e da inteligência artificial, mas dirige-se também à ampliação das aplicações dos métodos lógicos que temos desenvolvido, em particular ao raciocínio e à construção de teorias científicas, e à pragmática da linguagem natural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Ana Teresa de Castro Martins - Coordenador / Felipe Ferreira de Morais - Integrante / Lilia Ramalho Martins - Integrante / Francicleber Martins Ferreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
3.   2002-Atual. Lógica, Ciência e Inteligência Artificial - LOCIA
Descrição: Neste projeto explora-se a aplicação da lógica matemática como ferramenta de formalização de problemas em inteligência artificial e ciência da computação. Em particular, investiga-se o problema da representação do conhecimento e a realizaçãoi mecânica de inferências. A equipe do projeto possui longa tradição de pesquisa na área e foi pioneira na constatação da natureza paraconsistente do raciocínio não dedutivo. O presente projeto é uma continuação natural desta linha de investigação a ela acrescentando outras explorações promissoras. Por exemplo, a introdução de um quantificador para expressar "geralmente" ou "quase sempre", a definição do conceito de objeto genérico e o desenvolvimento de uma lógica das descrições que trate adequadamente a noção de ambiguidade. O grau de maturidade atingido pelo grupo permite aplicarmos os formalismos desenvolvidos para além dos problemas que motivaram seu desenvolvimento. Este é o caso da construção da lógica do raciocínio científico que buscamos neste projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelino Cavalcante Pequeno - Integrante / Tarcisio Cavalcante Pequeno - Coordenador / Arthur Buchsbaum - Integrante / Ana Teresa Martins - Integrante / Jean Yves Bèziau - Integrante / Paulo Veloso - Integrante / Sheila Veloso - Integrante / Luiz Carlos Pereira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Marcelino Cavalcante Pequeno.

2001

1.   2001-2003. Detecção Automática de Derramamentos de óleo por meio do SVM
Descrição: Navios-tanque petroleiros costuman limpar seus porões em alto mar, ao deixar o porto de descarga, acarretando poluição de praias. A prática é ilegal. A detecção automática de derramamentos dessa natureza poderia coibir a prática. No entanto, na superfície dos oceanos temos muitos padrões que se confundem com derramamentos ilegais, tais como, área de ausência de vento, vazamentos naturais em rochas, plataformas de petróleo e outros. Usa-se imagens de radar obtidas através de satélites. Uma vez adquiridas as imagens, a metodologia de Máquinas de Vetores Suporte será utilizada para obtermos um detector automático em tempo real.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernando Antonio de Carvalho Gomes - Coordenador.
Membro: Fernando Antonio de Carvalho Gomes.

2000

1.   2000-2002. Formalização e Automatização do Raciocínio: Auxílio Individual 01/2000, Faixa B, Modalidade APQ Processo no: 467839/2000-0
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
2.   2000-2002. Modelagem e Automatização do Raciocínio Processo: 520413/93-8
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
3.   2000-Atual. Otimização Combinatória em Telecomunicações
Descrição: Com o aumento do número de usuários, muitos problemas atuais em telecomunicações exigem cada vez mais soluções otimizadas. Nesse projeto abordaremos problemas de Alocação de Frequências para telefonia celular, transmissão em TV digital, conexão ponto-a-ponto (Multicast), entre outros. Métodos heurísticos, meta-heurísticos e aproximativos serão utilizados e comparados com soluções correntes e soluções viáveis de programação linear e quadrática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Fernando Antonio de Carvalho Gomes - Coordenador / Cláudio Nogueira de Menezes - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 2
Membro: Fernando Antonio de Carvalho Gomes.

1998

1.   1998-1999. Modelagem do Raciocínio Prático sob Conhecimento Incompleto e Impreciso em Situações de Mudanças Climáticas Processo: 690034/98-9
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
2.   1998-2000. Modelagem Lógica do Raciocínio Prático Processo no: 300615/91-4
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.
3.   1998-2000. Um Tratamento Sintático e Semântico Uniforme para as Lógicas de Default e suas Bases Monotônicas processo no: 300615 / 91-4
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.

1997

1.   1997-1998. SIAP - Sistema de Informação de Animais Peçonhentos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcia Roberta Falcao de Farias - Integrante / Maria Cristina dos Santos - Coordenador / Andréa Pereira Mendonça - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Marcia Roberta Falcao de Farias.

1996

1.   1996-1998. LOGIA, Métodos Formais para o Raciocínio e a Representação do Conhecimento Processo: 680095/95.0
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.

1993

1.   1993-1995. FAR, Formalização e Automatização do Raciocínio Processo: 520413/93-8
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Membro: Ana Teresa de Castro Martins.


(*) Relatório criado com produções desde 1990 até 2018
Data de processamento: 23/10/2018 16:22:07